Tratamento de canal com ozônio

O uso da ozonioterapia no tratamento de canal é uma técnica complementar as técnicas de excelência já existentes na odontologia moderna, devido a sua grande ação antimicrobiana e antiinflamatória.

A endodontia, uma das áreas da odontologia que mais se desenvolveu nos últimos anos, com a evolução de equipamentos rotatórios, ultrassom piezoelétrico, localizadores de forame apical, rx digital, medicamentos biocompatíveis possibilita a manutenção do dente na arcada dentária, com excelente descontaminação e sem risco a saúde do paciente, desde que bem realizado por um especialista que siga um protocolo completo de descontaminação.

Um dos medicamentos usados  na irrigação, para lavar esses canais é um medicamento muito conhecido, o hipoclorito de sódio, uma água sanitária diluída, que tem o cloro como principio ativo, excelente antimicrobiano e solvente de matéria orgânica. Porém uma das consequências deletérias desse medicamento é o risco de extravasamento tornando-se extremamente agressivo aos tecidos vivos ao redor do dente, como o ligamento periodontal, tecido ósseo, inervação periférica e  vasos sanguíneos que mantém a vida periodontal desse dente. Muitas vezes causando  danos a esses tecidos adjacentes ao dente e a face do paciente.

Para diminuir esses efeitos do hipoclorito, utilizamos a irrigação com água ozonizada como finalização no tratamento de canal, destruindo alguns microorganismos residuais e principalmente neutralizando os efeitos agressivos ao tecido periodontal, o que melhora a cicatrização e diminui muito a dor pós operatória.

O Ozonio também é utilizado na forma de gás numa alta concentração, sendo aplicado após a irrigação com a água ozonizada para matar microoganismos mais resistentes, sendo injetado dentro da raiz, próximo ao forame do dente, região de mais dificuldade de descontaminação devido as ramificações anatômicas do ápice do dente, sem nenhuma sensibilidade ou dor para o paciente. E após o curativo do canal e obturação também utilizamos o ozônio na forma de gás numa concentração mais baixa, na gengiva, ao redor do dente para desinflamar a região, aumentar a vascularização periférica e acelerar a cicatrização, proporcionando um pós-operatório indolor e estimulando um reparo periodontal com uma resposta biológica visível no rx periapical que realizamos nas sessões de  acompanhamento do tratamento de canal realizado em todos os pacientes da nossa clínica Integrivita.

Portanto temos excelentes resultados clínicos com o  uso da ozonioterapia no tratamento de canal, como terapia coadjuvante associada a técnica do tratamento de canal convencional, trazendo benefícios como alívio imediato da dor e desconforto, prevenção de reinfecção tecidual e complicações para a saúde geral, reestabelecimento da função mastigatória adequada, manutenção do dente na boca, maior biocompatibilidade e  sem toxicidade para o organismo dos nossos pacientes.

 

Dra. Patricia Moralles

Cirurgiã Dentista e Terapeuta Ortomolecular

Crosp- 60986