Todas as doenças começam no intestino e a saúde do intestino começa na boca

O Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes, durante o sono e também durante o dia. As pessoas apertam, deslizam ou batem os dentes num movimento involuntário podendo ter várias influencias como o desalinhamento dos dentes,  stress, ansiedade, uso de medicamentos psiquiátricos, genética, entre outros fatores.

A principal causa do bruxismo é a má oclusão, por questões genéticas , problemas respiratórios ou  perda de dentes ocorre que os maxilares não tem uma boa engrenagem.

Os dentes da maxila não se encaixam corretamente com os dentes da mandíbula e durante o sono nosso cérebro tenta desgatar os dentes, deslizando a mandíbula para uma posição de melhor conforto para as articulações temporomandibulares e toda a musculatura da face.

Sabemos que mais de 80% da população sofre de bruxismo e não realiza o tratamento correto, o que acarreta em uma mastigação incompleta, o alimento sem a correta trituração entra no estomago em pedaços no qual o estomago não é capaz de digerí-lo corretamente, dessa maneira seguindo  para o intestino. Acontece que o alimento mau digerido como uma proteína de carne por exemplo, irá gerar um processo de putrefação no intestino, produzindo  putrescina, cadaverina, metano que são gases formados pelas bactérias desse processo de  putrefação, causando assim uma disbiose intestinal e muito mau hálito no paciente.

Portanto frisamos a importância dos cuidados com a higiene e saúde bucal, assim como a correção da mordida e o alinhamento dos dentes para um bom encaixe dos maxilares com uma boa oclusão, uma excelente mastigação facilitando o trabalho digestivo e mantendo uma boa saúde intestinal.

 

Dra Patricia Moralles

Cirurgiã Dentista e Terapeuta Ortomolecular

CROSP 60986